CONCEITO DE FISIOTERAPIA
Após anos ouvindo e reproduzindo definições já ultrapassadas de Fisioterapia, é difícil elaborar um conceito que atenda as peculiaridades da Fisioterapia e da Saúde no Brasil.
Definições como: "É a cura por intermédio de agentes físicos", ou "É a terapia por meio de recursos naturais", ou ainda "É o ramo da medicina que faz a reabilitação física do paciente", além de restringirem - por pretenderem dar a determinação exata - a própria prática profissional, trazem em si a agravante de entremearem outros conceitos, como os de Medicina Física e Reabilitação.
Consideramos, neste momento, que um conceito de Fisioterapia deva contemplar, pelo menos, três aspectos fundamentais e que não podem ser confundidos entre si:
Fisioterapia é uma ciência, é um processo terapêutico e é uma profissão.
Assim teríamos o seguinte conceito:
"Fisioterapia é uma ciência aplicada, cujo objeto principal de estudo é o movimento humano; usa de recursos próprios, com os quais (considerando as capacidades iniciais do indivíduo, tanto as físicas, as psíquicas, como as sociais) busca promover, aperfeiçoar ou adaptar essas capacidades, estabelecendo assim um processo terapêutico que envolve terapeuta, paciente e recursos físicos e/ou naturais, racionalmente empregados".
“Com esses recursos, o profissional fisioterapeuta pode atuar desde a fase de prevenção até a reabilitação, na atenção à Saúde”.
Desde sua criação e regulamentação a fisioterapia, profissão nova e de rápida ascensão e propagação no mercado de trabalho, por muitas vezes, ainda é encarada por influencias antigas como tratamento de doenças por meios físicos, porem este conceito deve ser muito mais abrangente.
A FISIOTERAPIA é a ciência que através do estudo do corpo humano, suas funções variações e possíveis distúrbios visa reabilitar almejando restaurar ao máximo a capacidade de outrora através de seus recursos próprios (atos privativos),tais como: luz, calor, frio, exercícios, massagens, recursos elétricos e