Aula 03 Modernidade E Modernismo Positivismo 1
E
MODERNISMO
TEXTO: HARVEY, DAVID. CONDIÇÃO PÓS-MODERNA. CAPÍTULO 2
MODERNIDADE E MODERNISMO. ED. LOYOLA, SÃO PAULO, 2002.
PROF. RICARDO TAKAYUKI
CONCEITOS CHAVE
Modernidade: expressão que define a experiência histórica das revoluções burguesas e seus “turbilhões” de processos de mudanças.
Modernização: define os processos de mudança em andamento na modernidade.
Modernismo: se refere a estética da modernidade – como artes visuais, música, literatura, arquitetura, cinema, ou seja, a produção intelectual, as criações intelectuais individuais. SOBRE A MODERNIDADE
“Há uma modalidade de experiência vital – experiência do espaço e do tempo, do eu e dos outros, das possibilidades e perigos da vida – que é partilhada por homens e mulheres em todo o mundo atual. Denominarei esse corpo de experiência de modernidade. Ser moderno é encontrar-se num ambiente que promete aventura, poder, alegria, crescimento, transformação de si e do mundo – e, ao mesmo tempo, que ameaça destruir tudo o que temos, tudo o que sabemos, tudo o que somos. Os ambiente e xperiências modernos cruzam todas as fronteiras da geografia e da etinicidade, da classe e da nacionalidade, da religião e da ideologia; nesse sentido, pode-se dizer que a modernidade une toda a humanidade. Mas trata-se de uma unidade paradoxal, uma unidade da desunidade; ela nos arroja num redemoinho de perpétua desisntegração e renovação , de luta e contradição, de ambiguidade e angústia. Ser moderno é ser parte de um universo em que, como disse Marx, tudo que é sólido desmancha no ar.”
IDEIAS CENTRAIS DO
TEXTO DE HARVEY:
Séc. XVIII resultado do esforço intelectual dos iluministas. Busca da emancipação humana e domínio científico da natureza. Desenvolvimento de formas racionais de organização social (secularização).
Efemeridade e fragmentação formam a base material da vida moderna.
Desenvolvimento de um turbilhão social de contradições e paradoxos.
Se a vida moderna está de fato tão permeada pelo sentido do