Augusto Pinochet
Militar e político chileno, Augusto Pinochet Ugarte nasceu a 25 de novembro de 1915, em Valparaíso, e faleceu a 10 dedezembro de 2006, em Santiago. Formou-se pela Academia Militar de Santiago do Chile em 1936, prosseguindo a suacarreira nas Forças Armadas até atingir o posto de general e, depois, de comandante-supremo, ainda durante ogoverno de Salvador Allende.
Em setembro de 1973, planeou e liderou o golpe de Estado no qual o presidente Salvador Allende perdeu a vida e o Governo, democraticamente eleito, foi deposto.
Pinochet foi nomeado presidente da nova Junta Governativa e de imediato mandou silenciar a oposição, submetendo todo o país aocontrolo rigoroso de militares que lhe eram fiéis. Em junho do ano seguinte, assumiu sozinho o poder no Chile.
Em 1981, foi elaborada uma nova Constituição, onde se podia ler que Pinochet seria o presidente do Chile por mais oitoanos. Enquanto esteve no poder, impôs um regime férreo, espalhando o terror e mantendo um controlo cerrado sobreos opositores políticos. Pressionado pela comunidade internacional, cumpriu em 1989 a promessa de realizar umplebiscito, no qual foi rejeitado pelo eleitorado (55% dos votantes exprimiram-se contra a sua permanência no poder).O democrata-cristão Patricio Aylwin veio a ser eleito presidente, mas Pinochet conseguiu manter-se como o mais altoresponsável pelas Forças Armadas do país, até março de 1998, altura em que passou a ocupar o cargo, por ele criado,de senador vitalício.
Em outubro do mesmo ano, foi detido no Reino Unido, para onde tinha viajado com o intuito de fazer um tratamentomédico, tendo sido emitido um mandato de extradição para Espanha, país onde seria julgado por crimes de abuso dos Direitos Humanos. Nos anos seguintes à sua extradição para o Chile, várias tentativas de condenação foram feitas, mas todas elasnegadas pelo mesmo motivo de saúde, até que, em maio de 2004, o supremo tribunal chileno o declarou capaz deenfrentar os julgamentos