Augusto Pinochet
25/11/1915, Valparaíso, Chile
10/12/2006, Santiago, Chile
Da Página 3 Pedagogia & Comunicação
Filho de Augusto Pinochet Vera e Avelina Ugarte Martinez, Augusto José Ramón Pinochet Ugarte ingressou na carreira militar aos 17 anos. Depois de uma carreira de destaque na Infantaria, atingiu o posto de general de brigada. Durante o governo socialista de Salvador Allende (1970-1973), em meio à polarização política que dividia o país, no bojo da Guerra Fria, Pinochet foi nomeado comandante-em-chefe do Exército chileno.
Nesse cargo, foi um dos últimos líderes militares a aderir à conspiração que tomou o poder por meio do golpe de Estado de 11 de setembro de 1973, derrubando assim o presidente eleito. Já durante o golpe, revelou uma posição dura e autoritária, ordenando o bombardeio e o cerco ao Palácio de La Moneda, tomado depois de três horas de combate - ao fim do qual Allende se sucidou.
Como presidente da Junta Militar de Governo, Pinochet assumiu o poder. Imediatamente, dissolveu o Congresso, proscreveu os partidos políticos, restringiu os direitos civis e declarou ilegal a Unidade Popular, frente que apoiava Allende, prendendo seus principais líderes. A 17 de junho de 1974, tornou-se presidente da República.
Seu governo, ditatorial, foi marcado pela continuidade da violência e da repressão política, responsável pela morte de cerca de 3 mil opositores do regime e tortura de quase 30 mil. Centenas de milhares de chilenos foram obrigados a exilar-se. Paralelamente, o general promoveu reformas econômicas, cujo sucesso inicial levou a se falar num "milagre econômico chileno".
Pinochet introduziu o modelo neoliberal (em contraposição ao modelo socializante de Allende) e conseguiu debelar a hiperinflação. Contudo, a economia rapidamente desandou, gerando desemprego, pobreza e várias crises, até 1985, quando o plano econômico do ministro da Fazenda Hernán Büchi conseguiu reverter o quadro. Em dez anos, o país veria seu PIB duplicar, chegando