Capitalismo e Escola no Brasil - Maria Elizabete S.P. Xavier
Capitalismo e Escola no Brasil foi um trabalho originariamente apresentado como tese de doutorado á Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, na área de Filosofia e História da Educação no ano de 1988. Mantendo a sua forma original, a obra é composta de introdução, três capítulos e considerações finais.
Na introdução a autora explica como se deu o processo de construção do tema norteador de sua pesquisa, que após uma série de considerações foi redefinida, passando a ser o processo de produção da consciência nacional e nele a constituição de uma ideologia educacional no país.
Para Xavier, a ausência de uma visão global e integrada da história do capitalismo no Brasil tem favorecido interpretações equivocadas a respeito das relações entre o pensamento pedagógico brasileiro e a realidade nacional; as reformas do ensino nacional e as necessidades educacionais reais da sociedade brasileira.
A partir disso, a autora ao longo do desenvolvimento do seu trabalho, demonstra como que a constituição de um pensamento pedagógico nacional, a partir das décadas de 20 e 30, representou outro aspecto do processo de constituição do liberalismo em ideologia no Brasil e, como que o processo de consolidação da ordem econômico-social capitalista do país, consolidou-se num liberalismo educacional característico que atendia às exigências e as contradições particulares do avanço capitalista brasileiro.
Diante desse quadro, as reformas educacionais no Brasil, buscavam concretizar as postulações básicas do chamado ideário renovador procurando adequar o sistema nacional à ordem econômico social que se consolidava.
No primeiro capítulo, a autora faz uma reconstituição da trajetória do capitalismo brasileiro a partir do inicio da sua transição para a fase industrial até a definição dos traços