Augusto Comte
1°ANO
Sociologia Geral e Jurídica
PROF. MSC Valdete Daufemback Niehues
ALUNO
Renan Cesar Vaz
Pesquisar sobre o pensamento de um dos pensadores da sociologia clássica: Augusto Comte, Emile Durkheim, karl Marx ou Max Weber.
Pensador escolhido: Augusto Comte
De forma a introduzir nossa pesquisa sobre Augusto Comte, podemos afirma que Comte, foi o criador do Positivismo e também o formatador da Sociologia como ciência.
Batizado como Isidore Augusto Marie François Xavier Comte, Comte nasceu no final do século XVIII, mais precisamente no dia 19 de Janeiro de 1978. Nascido na França, na cidade de Montpellier, Comte estava extremamente inserido em uma sociedade conturbada, cheia de conflitos sociais e ideológicos, justamente por estar na transição entre duas formas de governo.
Comte viveu em um período bastante turbulento, justamente pela revolução industrial que ocorria em sua época. Onde uma antiga forma de governo caminhava para o seu fim, o feudalismo, e uma nova forma surgia, o capitalismo. Tendo Raymond ARON, descrito este período de forma bastante clara:
“Segundo Augusto Comte, um certo tipo de sociedade, caracterizado pelos dois adjetivos, teológicos e militar, está em vias de desaparecer.(...)Um outro tipo de sociedade, cientifica e industrial, está em vias de nascer.”
Esta transição da forma de governo trouxe também uma certa desordem social, deixando a sociedade norteada apenas pelo caos e perdendo alguns valores importantes que a sociedade possuía na época. Ocorre que estes valores perdidos, e que deveria ou viriam a ser reestruturados pela sociedade que emergia, não eram impostos de forma efetiva por este novo sistema de governo. Estando Comte, entre outras preocupações, preocupado com a falta de um verdadeiro norte moral para a sociedade, bem como demostrando uma grande preocupação com a efetivação da influência da ciência na sociedade, buscou através do pensamento positivista, criar os meios necessários para que a ciência fosse