Auguste Comte
1. Quem é Auguste Comte?
Isidore Auguste Marie François Xavier Comte, mais conhecido como Auguste Comte foi um filósofo e sociólogo, fundador do positivismo, nascido em Montpellier, França, em 19 de janeiro de 1798. Comte veio de uma família monarquista e católica.
Como nasceu nove anos após a revolução francesa, momento no qual a burguesia alcançou o poder político, recebeu na escola uma formação dentro da tradição revolucionária burguesa, que consistia em estudos de Ciências e Filosofias Iluministas. Aos catorze anos se declarou republicano e anticlerical, e cinco anos mais tarde começou a se afastar da própria tradição revolucionária. Em 1814, aos dezesseis anos de idade, com interesse pelas ciências naturais, ingressou na Escola Politécnica de Paris.
Um de seus primeiros empregos foi o de secretário do Conde Henri de Saint-Simon, o primeiro filósofo a ver claramente a importância da organização econômica na sociedade moderna, e cujas idéias Comte absorveu, sistematizou com um estilo pessoal e difundiu. Depois de um desentendimento com Saint-Simon, Comte se afastou e virou professor na escola politécnica, momento em que escreveu sua principal obra, O curso de Filosofia Positiva.
Comte sofreu duas crises nervosas e, recuperado de seu segundo colapso, se dedicou à sua segunda grande obra, Sistema de Política Positiva ou tratado de sociologia que institui a religião da humanidade, reunida em quatro volumes e escrita entre os anos de 1851 e 1854. Nessa obra, Comte defendeu a primazia da emoção sobre o intelecto, do sentimento sobre a racionalidade. Por outro lado, distorceu a proposta de disciplina eclesiástica de Saint-Simon criando a Religião da Humanidade.
Quando o Sistema apareceu, Comte escandalizou e perdeu a maioria dos seguidores racionalistas que ele havia conquistado com tanta dificuldade nos últimos quinze anos. Ainda assim sua religião positiva se espalhou pela França, Inglaterra e sobretudo na América. Fundou a