Auguste comte e o positivismo - segundo abnt
1° -> Boa Tarde!
Nós vamos falar sobre o Quinhentismo, uma época que corresponde ao descobrimento do Brasil. É um movimento paralelo ao Classicismo português e possui idéias relacionadas ao Renascimento. A literatura do Quinhentismo tem como tema central os próprios objetivos da expansão marítima: a conquista material e a espiritual. Possui uma linguagem simples e muitos adjetivos. E vai dos anos de 1500 – 1601.
Possui dois tipos de contexto, o Mundial e Brasileiro. O 1° deles ocorre (...)
Durante o século XVI, a Europa vive o Renascimento, época de grandes transformações culturais. Mas enquanto Portugal cultivava a literatura clássica e definia melhor a língua portuguesa através de Camões, o Brasil era apenas objeto da História. Nasceu em pleno Renascimento, mas foi, de início, deixado de lado pelos portugueses e só, pouco a pouco, foi sendo explorado.
As relações econômicas na Europa sofreram mudanças, a partir de viagens pelo Oceano Atlântico, para conseguir sucesso na descoberta de fontes de comércio oriental, foram aperfeiçoados a bússola e o astrolábio e inventado uma nova forma de embarcação, a caravela. Para que tudo fosse possível foi preciso muito dinheiro. A burguesia financia as Grandes Navegações, pois havia interesse em desenvolver o comércio e conseguir privilégios com o rei.
O Mercantilismo propiciava um comércio entre o povos, e as mercadorias para suprir esse abastecimento eram conseguidas nas terras recém-descobertas.
Aliado ao viés econômico, houve o interesse religioso liderado pela Companhia de Jesus com o intuito de evitar a Reforma Protestante que estava angariando fiéis pelo continente europeu. Uma das ações da Contrarreforma seria enviar nas naus conquistadoras representantes da Igreja Católica para catequizarem os nativos do novo