augs
Neste sentido, o calor pode produzir-se a partir de reacções nucleares (como as fusões que ocorrem no interior do Sol), reacções químicas (a combustão) ou dissipações. Neste último caso, pode-se falar de dissipação electromagnética (os fornos a microondas) ou dissipação mecânica (a fricção).
É importante ter em conta que os corpos não têm calor mas sim energia interna. O calor é a transferência de parte dessa energia (a energia térmica) quando os corpos ou sistemas se encontram a temperaturas diferentes. A transferência de calor tem lugar até que ambos os corpos atinjam o equilíbrio térmico, isto é, até estarem à mesma temperatura.
A quantidade de energia térmica que é trocada mede-se em calorias. Esta unidade de medida diz respeito à quantidade de energia necessária para que um grama de água eleve a sua temperatura de 14,5 para 15,5 graus celsius. A unidade de energia no Sistema Internacional de Unidades é conhecida pelo nome de joule. Uma caloria equivale a 4,184 joules. fLUXO DE CALOR
A propagação do calor entre dois sistemas pode ocorrer através de três processos diferentes: a condução, a convecção e a irradiação.
A condução térmica, como detalharemos adiante, é um processo lento de transmissão de energia, de molécula para molécula, sempre no sentido das temperaturas mais altas para as mais baixas.
Na convecção térmica, as partes diferentemente aquecidas de um fluido movimentam-se no seu interior devido às diferenças de densidades das porções quente e fria do fluido. Tanto a convecção como a condução não podem ocorrer no vácuo, pois necessitam de um meio material para que possam ocorrer.
A irradiação é a propagação de energia através de ondas eletromagnéticas. Quando a energia