Auditoria e auditoria interna
MELHORIA CONTÍNUA E TRATAMENTO DE NÃO CONFORMIDADES
PROFESSORA: FERNANDA FRANZ MENDONÇA
ALUNO: MARCELO AUGUSTO
AUDITORIA E AUDITORIA INTERNA.
São Paulo -SP
Julho 2012
Marcelo Augusto Guiguer
AUDITORIA E AUDITORIA INTERNA.
Resenha Crítica apresentada como requisito para a obtenção de nota parcial da disciplina melhoria contínua e tratamento de não conformidades, pelo curso de MBA em Gestão da Qualidade, ministrada pela professora Fernanda Franz Mendonça.
São Paulo/SP Julho 2012 SUMÁRIO 1- Introdução. 4 2- Descrição do Assunto. 4 3- Apreciação Crítica. 5 4- Considerações Finais. 6 5- Referências Bibliográficas. 6
1- Introdução.
Em relação ao texto de Auditoria (A auditoria de processo como suporte à melhoria contínua: estudo de caso em uma montadora de automóveis), aqui vemos a preocupação dos autores em demonstrar os vários tipos de auditorias (auditoria de produto, sistema da qualidade e processo) más, tendo como foco principal a auditoria de processo como metodologia para auxiliar a busca pela melhoria contínua. A importância dada ao auditor como uma pessoa chave no processo a ser auditado na identificação de problemas, na sua capacidade de sugerir melhoras e nas avaliações a serem implementadas. O texto expõe que esse tipo de auditoria não é a primeira escolha entre as empresas.
Em relação ao texto de Auditoria Interna (O Controle Interno e a Auditoria Interna Governamental: Diferenças Fundamentais). Neste texto o autor faz uma análise da auditoria interna governamental, identificando quais são as suas responsabilidades e a diferenciação em relação ao controle interno. Descreve sobre a importância do auditor ter independência na realização da sua função e não ter vinculo com as áreas auditadas.
2- Descrição do Assunto.
Irei separar os dois textos para facilitar o entendimento de ambos.
Primeiro texto: Auditoria.
Neste artigo os autores descrevem a importância da auditoria de