auditoria interna
1.1 ORIGEM E HISTÓRICO DA AUDITORIA INTERNA
Há cerca de cinquenta anos a auditoria interna vem sendo adotada por empresas de médio e grande porte como instrumento de gestão nos Estados Unidos. Contudo, sua existência foi reconhecida por apenas há vinte anos.
No Brasil, a auditoria interna vem sendo adotada pelas empresas há anos, entretanto o seu reconhecimento deu-se apenas nos últimos anos, durante os quais atravessa um processo de transformação e especialização, deixando de adotar uma postura fiscalizadora e punitiva e passando a uma postura técnica e de assistência à empresa.
1.2 CONCEITO DE AUDITORIA
A palavra "auditoria" origina-se do latim audire (ouvir). Auditoria é uma técnica de avaliação, por revisão e análise, com o objetivo de opinar sobre o comportamento patrimonial, sobre a gestão de administradores, sobre a conduta de pessoas às quais se confiam bens ou riquezas, sobre o destino de fundos e recursos.
1.3 CONCEITO DE AUDITORIA INTERNA
A auditoria interna é mais recente, sendo considerada como uma atividade independente, de avaliação objetiva e de consultoria, que busca agregar valor e melhorar as operações de uma organização na consecução dos seus objetivos.
Auditoria interna é uma atividade destinada a observar, indagar, questionar etc. Trata-se de um controle administrativo, cuja função é avaliar a eficiência e eficácia de outros controles.
Neste sentido, as atividades de auditoria e de controle interno se tornam cada vez mais importantes nas organizações, em especial nas empresas que estão em crescimento e que necessitam de informações confiáveis a respeito de sua situação e de seu desempenho.
A auditoria interna é uma atividade que ainda esta se desenvolvendo e tem uma importância considerável para a administração de uma entidade. E é por isso que, existindo uma auditoria interna eficiente e atuante, tem-se um ponto forte para efeito de controle interno.
Sendo assim, podemos conceituar controles internos como