Auditoria Slides
Conceitos e objetivos
•
•
No sentido lato, auditoria, do latim audire (ouvir), é o ato de confrontar a condição – situação encontrada, ou o que é – com o critério – situação ideal, ou o que deve ser.
Em seu sentido mais amplo, a auditoria é o processo de confrontação entre uma situação encontrada e um determinado padrão ideal estabelecido normativamente, levando-se em consideração os efeitos e a relevância das divergências encontradas.
Auditoria é uma técnica contábil que surgiu da necessidade de se garantir a veracidade das informações derivadas dos registros contábeis.
A auditoria pode ser:
Interna – é aquela executada por auditores que integram o quadro de empregados da própria entidade.
Externa – é aquela executada por auditores independentes.
As demonstrações contábeis sujeitas à auditoria são as da entidade, elaboradas pela sua administração, com supervisão geral dos responsáveis pela governança.
Definições
Auditoria é o exame científico e sistemático dos livros, contas, comprovantes e outros registros financeiros de uma companhia, com o propósito de determinar a integridade do sistema de controle interno contábil, das demonstrações financeiras, bem como o resultado das operações e assessorar a companhia no aprimoramento dos controles internos, contábeis e administrativos.
Definições
No que se refere à auditoria das demonstrações contábeis, compreendendo o Balanço Patrimonial, a DRE, a
Demonstração de Lucro ou Prejuízo Acumulado, a
Demonstração de Fluxo de Caixa (DFC), o Conselho
Federal de Contabilidade (CFC) em seu pronunciamento
NBC-T-11, define da seguinte maneira a função de auditoria: “A auditoria das demonstrações contábeis constitui o conjunto de procedimentos técnicos que tem por objetivo a emissão do parecer sobre sua adequação, consoante os
Princípios Fundamentais de Contabilidade e as Normas
Brasileiras de Contabilidade e, no que for pertinente, à legislação específica.”
História
•
O surgimento e a evolução das teorias e