Auditoria
SLIDE 1 – Finalidade
A auditoria independente é uma atividade que utilizando-se de procedimentos técnicos específicos com a finalidade de atestar a adequação de um ato ou fato com o fim de conferir as características de confiabilidade.
SLIDE 2- Continuação
As variedades finalidades da auditoria atestam por si só a grandeza desta técnica e sua profundidade atribui a ela um caráter de grande auxilio de relatórios e documentos que requerem cuidados especiais.
SLIDE 3- auditoria externa se distribui em diversas áreas de gestão, havendo várias ramificações:
Auditoria de sistemas;
A auditoria de sistemas avalia o ambiente de processamento de dados para identificar e avaliar os possíveis riscos (erros, falhas, irregularidades, ineficiência, etc.) que estejam ocorrendo, ou que possam ocorrer, e faz recomendações para correção e melhoria dos controles internos para diminuição dos riscos levantados.
Auditoria de recursos humanos; auditoria de RH é, acima de tudo, um trabalho de medição e prevenção, ou seja, envolve basicamente o estabelecimento de determinadas ações que visem solucionar problemas ou preveni-los, a fim de evitar desde demandas judiciais e infrações administrativas até divergências comportamentais dentro da empresa.
Auditoria da qualidade;
A auditoria da qualidade é um instrumento gerencial utilizado para avaliar as ações da qualidade. É um processo construtivo e de auxílio à prevenção de problemas. Esta auditoria visa a certificação e implementação da qualidade, pode ser interna (realizada por funcionários qualificados da própria empresa) ou externa (realizada por empresas de consultorias ou organismos certificadores).
Auditoria de demonstrações financeiras;
A auditoria das demonstrações contábeis constitui o conjunto de procedimentos técnicos que tem por objetivo a emissão de parecer sobre a sua adequação, consoante os Princípios Fundamentais de Contabilidade e as Normas Brasileiras de Contabilidade e, no que for pertinente,