auditoria resumao
Objetivos
Identificar as finalidades da Teoria da Auditoria para uma atuação consciente ecompetente.
Reconhecer a relevência social da Auditoria, considerando seu processo, seu planejamento e sua execução como etapas essenciais da ação.
Compreender a importância do relatório e do ciclo organizacional da Auditoria como instrumentos de retroalimentação do trabalho
Uni 2
Reflexão
[...] analisar com as pinças de um senso suficientemente comum para ficar ao alcance de toda a gente a questão da natureza do poder e do seu exercício, identificar quem efectivamente o detém, averiguar como foi que a ele chegou, verificar o uso que dele faz, os meios de que se serve e os fins a que aponta.
(SARAMAGO, 1999, p. 486)
» Essa afirmação é parte de um texto literário, mas formula uma reflexão sobre a vida social que pode ser útil em nosso estudo da auditoria e do controle. Saber quem exerce o poder de decisão em um grupo ou coletividade, que uso faz dele, que objetivos persegue com tal poder, de que meios lança mão para exercê-lo, são tarefas cívicas importantes, mas, certamente, muito difíceis. Que meios você acha que podem ser utilizados para atingir essas respostas?
» Qual é a ideia que você tem sobre a natureza da auditoria? Qual lhe parece ser a missão do auditor?
1) Dupla natureza da Auditoria – como demanda e como tecnologia
A auditoria é um dos mecanismos mais importantes para o exercício do controle público. Para melhor utilizá-la, as instituições envolvidas no controle externo e interno das organizações do setor público em muito se beneficiam, aprofundando o conhecimento em suas modalidades e técnicas.
Dediquemo-nos um minuto, porém, a perguntar: “o que é auditoria?” Pergunta aparentemente trivial, entretanto descobrimos que tem múltiplas respostas.
Costuma ser associada a “fiscalização”, descoberta de irregularidades e ilícitos. Pede-se uma “auditoria” em resposta a qualquer denúncia ou suspeita (geralmente em matéria econômica ou financeira), qualquer que seja o