atividade estruturada 1
A estatística é uma parte da matemática que investiga os processos de obtenção, organização e analise de dados sobre uma população ou sobre uma coleção de seres quaisquer, portanto, ela é desenvolvida para coletar, classificar, apresentar, analisar e interpretar dados.
Pra organizar as informações estatísticas de uma população ou amostra, é feita uma tabela de freqüência aonde as informações podem ser lidas com mais clareza. Para entender melhor demos alguns conceitos básicos.
População: é o conjunto de elementos que desejamos observar para obter determinados dados, podendo ser finita ou infinita.
Amostra: é o subconjunto de elementos retirados da população que estamos observando para obter determinados dados.
Variáveis: é uma característica que observamos numa pesquisa e que pode assumir diferentes valores. Elas podem ser divididas em qualitativas e quantitativas.
Variáveis qualitativas: apresenta como possíveis realizações uma qualidade ou atributo do individuo pesquisados, por exemplo, o sexo, escolaridade, estado civil, classe social. E este grupo de variáveis pode ser classificado em outros dois grupos: nominal e ordinal.
Nominal: não existe nenhuma ordem nas realizações (sexo, estado civil)
Ordinal: existe uma ordem nos resultados (escolaridade, classe social)
Variáveis quantitativas: apresentam como possíveis realizações números resultantes de uma contagem. E também podem ser divididas em: discretas e continuas.
Discretas: os valores pertencem a um conjunto finito ou enumerável (numero de filhos)
Continua: podem assumir infinitos valores dentro de um intervalo de números reais. (peso, altura)
Problema Proposto
Um pesquisador está interessado em fazer um levantamento sobre os aspectos socioeconômicos dos empregados de uma empresa. Para isso escolheu seis informações sobre 22 empregados:
1. Estado Civil
2. Grau de Escolaridade
3. Numero de filhos
4. Salário
5. Região onde mora
N°
Estado civil
Grau de instrução
N° de filhos
Salário
Região