AUDITORIA INTERNA
AUDITORIA INTERNA COMO FERRAMENTA DE CONTROLE DE
INFORMAÇÕES GERENCIAIS NO SETOR FINANCEIRO DE UMA
PRESTADORA DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS DE CAXIAS DO SUL
Renato Guerra1
Odir Berlatto e Catherine Chiappin Dutra 2
INTRODUÇÃO
Esta pesquisa tem como tema central a auditoria interna como ferramenta de controle de informações gerenciais no setor financeiro de uma prestadora de serviços educacionais.
Desse modo, a questão de pesquisa que se quer responder neste estudo é o seguinte: quais procedimentos devem ser observados na implantação da auditoria interna como ferramenta de controle gerencial no setor financeiro de uma prestadora de serviços educacionais?
Assim, seu objetivo geral é analisar os procedimentos que devem ser observados na implantação da auditoria interna como ferramenta de controle gerencial no setor financeiro de uma prestadora de serviços educacionais. Como específicos enquadram-se: conceituar a
Auditoria Interna; verificar metodologia de auditoria interna na prestação de serviços educacionais; identificar vantagens e desvantagens da auditoria interna voltada ao setor financeiro; descrever procedimentos adotados pela empresa no setor financeiro e propor uma metodologia de implantação da auditoria interna no setor financeiro da empresa de prestação de serviços educacionais.
Esta proposta se justifica através da finalidade de abordar pressupostos de auditoria interna voltada como ferramenta de controle para o setor financeiro na prestação de serviços educacionais, e com isso Crepaldi (2009, p. 26) afirma que a “auditoria interna constitui o conjunto de procedimentos que tem por objetivo examinar a integridade, adequação e eficácia dos controles internos e das informações físicas, contábeis, financeiras e operacionais da entidade”. Com isso, uma auditoria interna seria capaz de analisar e apontar as principais falhas de processos no financeiro contas