Auditoria interna
É um processo sistemático, documentado, e independente, para obter evidencias da auditoria e avalia-las objetivamente para determinar a extensão na qual os critérios da auditoria são atendidos.
Evidencias de auditoria são registros pertinentes aos critérios da auditoria e verificáveis.
Criterios de auditoria são um conjunto de politicas, procedimentos ou requisitos usados como referencia contra a qual a evidencia da auditoria é comparada.
Objetivos:
Auditorias fornecem evidencias objetivas para a direção da organização sobre a adequação e conformidade às exigências e eficácia dos vários elementos componentes do SGQ. A auditoria da qualidade é uma ferramenta gerencial para determinar a eficácia de um SGQ
Tipos:
De Sistema, Processo e Produto.
Etapas:
Primeira parte: conduzida pela empresa nos seus próprios sistemas e procedimentos para assegurar a manutenção e o desenvolvimento do Sistema da Qualidade. Segunda parte: realizada pela empresa nos seus fornecedores e subcontratados Terceira parte: conduzida por uma organização que é comercial e contratualmente independente da empresa, de seus fornecedores e de seus clientes.
Classificação:
Combinadas: SGQ e ambiental são auditados juntos. Conjuntas: duas ou mais organizações de auditoria cooperam para auditar um único auditado.
Princípios da Auditoria:
1. Conduta Ética: O fundamento do profissionalismo; confiança; integridade; confidencialidade e discrição são essenciais para auditar.
2. Apresentação Justa: A obrigação de reportar com veracidade e exatidão. Resultados devem refletir verdadeiramente e com precisão as atividades da auditoria.
3. Cuidado Profissional: Aplicação de diligencia e julgamento na auditoria.
4. Independência: Independência da atividade a ser auditada, livre de tendência e conflito de interesse.
5. Abordagem baseada em evidência: método racional para alcançar conclusões de auditoria confiáveis, e reproduzíveis.
Equipe de Auditoria: Selecionar equipe