Barroco
Arquitetura e Urbanismo _ 1D3 Introducão à Arte e a Arquitetura
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO
Barroco palavra originada de termo usado para classificar uma pérola irregular.Começou a ser usado no fim do século XVIII para classificar o estilo artistico imediatamente anterior de forma pejorativa, como algo extravagante e desamonico. Também se interpretou Barroco como fenomeno evolutivo ao fim de cada ciclo estilistico, dessa forma ele seria uma evolução do renascimento.
A mudança artistica do Barroco vem acompanhada de transformações profundas na mentalidade europeia. As verdades perpetuadas pela igreja católica, que colocavam a Terra e consequentemente o ser humano, como centro do universo, comecaram a ser questionados pelas pesquisas cientificas. Essa mudança de mentalidade pode ser traduzida, no campo da Arquitetura e das Artes pláticas, no interesse pelo sensorial diante do interlectual. Nesse periodo a obra de arte deve ser considerada confluencia de várias formas de percepção: uma peça barroca é a soma de componentes visuais, espaciais, auditivo e ambientais, engedrados para gerar ilusão. Barroco é expressão grandiloquente e sentimental.
Durante essa época desenvolve-se um estilo artistico muito dificil de se definir, dada a diversidadede conduções religiosas, politicas, sociais e culturais, de cada lugar onde ele se desenvolvelu, são herdeiros do classicismo renascentista.
Roma era a capital do mundo católico, por isso a cidade foi referencia na formulação e divulgação da linguagem barroca. Roma tranformou-se em um grande centro de atração para os artistas, abrigando as principais obras e encomendas da época.
Durante o século XVII são concluídas obras iniciadas no século anterior, ao mesmo tempo que os melhores exemplos da Arquitetura Barroca são erguidos, como as Setes grandes basilicas percoridas pelos peregrinos, que foram unidos por avenida que desemborcam em praças ou obeliscos, transformados em referencia visual para à