Sistema de Tráfego Urbano
SISTEMA DE TRÁFEGO URBANO – TRANSPORTE AÉREO: CARGAS E PASSAGEIROS
Juliana Zanin, Renata Sonnenstrahl, Éliton Martins, Augusto Ghisleni e Flávio Junior.
Canoas 2013
1. CONCEITO
Destacado por sua agilidade, o modal aéreo é ideal para o transporte de passageiros, encomendas urgentes, pequenos volumes e mercadorias de alto valor agregado. O transporte é feito através de aviões ou helicópteros
Contribuindo com a redução da distância-tempo ao percorrer rapidamente longas distâncias, o avião é rápido, cômodo e seguro e substituiu rapidamente outros meios de transporte de passageiros a médias a longas distâncias. O transporte aéreo de cargas se fortaleceu, pois além de ser o mais rápido e mais regular, é também o que oferece o menor risco, principalmente quando levamos em consideração as distâncias e a qualidade das estradas e ferrovias do país.
Este meio de transporte não é amplamente utilizado, pois possui um custo muito elevado, implicando a construção de estruturas especiais, além da manutenção necessária. Os aeroportos requerem enormes espaços e complicadas instalações de saída e entrada dos voos.
Todos os tipos de carga podem ser transportados por esta modalidade, mas não podem oferecer risco à aeronave, passageiros, aos operadores, a quaisquer outros envolvidos e às outras cargas transportadas.
2. TIPOS DE NAVEGAÇÃO AÉREA
Internacional – transporte envolvendo aeroportos de diferentes países, isto é, aquele que representa operações de comércio exterior.
Nacional – denominado de transporte doméstico ou de cabotagem, embora este termo não seja muito utilizado, que faz a ligação entre aeroportos de um mesmo país.
3. HISTÓRIA
Um dos principais meios de transporte de passageiros e cargas desenvolveu-se a partir da Segunda Guerra Mundial. O sonho de voar sempre esteve presente na história da humanidade. Primeiramente com os balões que no final do século XVIII foram aos céus com a utilização de gases como