Auditoria Interna
Neste cenário globalizado a qualidade, eficácia, transparência, ética, e responsabilidade socioambiental são premissas básicas para sobrevivência e sustentabilidade organizacional. Ai a grande importância da Auditoria Interna como um departamento de análise, avaliação e credibilidade nas informações a serem divulgadas, tornando-se assim um apoio à gestão empresarial.
Uma das funções da auditoria interna é avaliar, criar, adaptar e ajustar os controles internos á realidade da empresa e esta função contribui para o sucesso da empresa. Com o aumento da complexidade organizacional a Auditoria Interna vem a viabilizar uma análise promovendo melhorias nos circuitos e procedimentos vigentes, promovendo um acompanhamento nas rotinas indicando melhorias nos processos já existentes e se necessários a reformulação.
Com o avanço tecnológico os procedimentos e os sistemas sofrem alterações, sendo necessário um acompanhamento dos auditores à adequação de novos processos e a validação destes.
A contribuição dos auditores em relação à competitividade no mercado trouxe às empresas um apoio indispensável com avaliação nos controles internos e redução nos custos incorridos nos produtos fabricados.
Enfim, cabe a Auditoria Interna fornecer subsídios para os administradores que sirvam de orientação para a tomada de decisão e avaliação de riscos em investimentos, sempre com foco no controle, mas também paralelamente à busca da melhoria da eficácia nas operações empresariais.
REFERÊNCIAS
LIRA, Andréia Avelina. A importância da auditoria da qualidade como ferramenta