Auditoria interna
1 TEMA 3
2 DELIMITAÇÃO DO TEMA 3
3 PROBLEMA 3
4 OBJETIVOS 4
4.1 OBJETIVO GERAL 4
4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 4
5 JUSTIFICATIVA 4
6 REFERENCIAL TEÓRICO 5
7 METODOLOGIA 9
8 CRONOGRAMA 10
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 12
1 TEMA
Demonstração do fluxo de caixa.
2 DELIMITAÇÃO DO TEMA
Importância do fluxo de caixa como ferramenta gerencial no processo de tomada de decisão das organizações.
3 PROBLEMA
Basicamente, as Demonstrações Contábeis são as seguintes: Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício, Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados, Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido, Demonstração das Origens e Aplicação de Recursos, Balancete de Verificação e a Demonstração do Fluxo de Caixa.
Com a edição da Lei n. 11.638, de 28 de dezembro de 2007, que alterou e revogou dispositivos da Lei n. 6.404/76, a Demonstração dos Fluxos de Caixa passou a ser obrigatória para as sociedades anônimas e, a Demonstração do Valor Adicionado passou a ser obrigatória para as sociedades anônimas de capital aberto. De acordo com a nova lei, a companhia fechada com patrimônio líquido, na data do balanço, inferior a R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais) não será obrigada à elaboração e publicação da demonstração dos fluxos de caixa. Por meio da elaboração adequada da demonstração do fluxo de caixa, torna-se possível realizar levantamentos dos excedentes ou faltas de caixa previstas, permitindo que medidas adequadas sejam tomadas, visando aproveitar oportunidades ou superar dificuldades.
Nesse contexto, surge a necessidade de pesquisar qual a importância da utilização do fluxo de caixa como ferramenta gerencial para auxiliar o processo de tomada de decisão das organizações?
4 OBJETIVOS
4.1 OBJETIVO GERAL
Pesquisar qual a importância da utilização do fluxo de caixa como ferramenta gerencial para auxiliar o processo de tomada de decisão das organizações.
4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Serão