Auditoria fiscal com base em arquivos eletrônicos.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO.......................................................................................... 2. DESCRIÇÃO DO ASSUNTO.................................................................... 3. APRECIAÇÃO CRÍTICA........................................................................... 4. CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................................................... 5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ........................................................
01 01 02 03 04
RESENHA CRÍTICA
1. INTRODUÇÃO Em 2007 foi sancionada pelo Presidente da República a Lei 11638 com base no projeto de lei 3741/00 que tramitou no Congresso Nacional Brasileiro durante 7 (sete) anos até que fosse efetivamente analisado e votado. A Lei 11638/07 gerou mudanças na Lei das Sociedades por Ações (Lei 6404/76) que vigorava há 30 anos na contabilidade brasileira, para que a mesma se adeque aos padrões internacionais com maior transparência e qualidade das informações contábeis.
2. DESCRIÇÃO DO ASSUNTO O texto aborda os aspectos e critérios das práticas contábeis brasileira desde sua criação contábil-financeira – a Lei 6.404/1976, até a renovação de critérios e
práticas propostas pela Lei 11.638/07. Destacando as principais diversidades significativas, de modificações quanto à forma de elaboração das demonstrações econômico-financeiras, ou seja, as que irão, de fato, propiciar um impacto relativo nas sociedades de grande porte brasileiras.
A grande maioria dos autores mencionados no artigo, endossa as inovações propostas pela Lei 11.638/07 em face do atual panorama econômico que o País adentra. Contudo, alguns recomendam certa precaução a fim de se evitar desnecessários inconvenientes de implementação de conceitos oriundos de contextos socioeconômicos diferenciados da realidade brasileira.
Por fim, visão da Lei 11.638/07, no artigo, nada mais é do que a preparação do mercado brasileiro para o iminente