Auditoria da comunicação organizacional
Resenha
O capítulo descreve como acontece uma auditoria de comunicação organizacional, que tem o objetivo de avaliar o desempenho da organização em relação aos resultados obtidos e fazer recomendações sobre o assunto, culminando em uma forma de intervenção. Na comunicação, a prática tem sido usada para como método de pesuisa para melhorar os processos de comunicação.
Assim, baseando-se nos principais autores que escreveram sobre o assunto, Kunsch define que a auditoria em comunicação organizacional tem como propósito pesquisar, examinar e avaliar a comunicação em sua eficácia e eficiência, compreendendo os diferentes tipos de comunicação praticados dentro de uma empresa. No relacionamento entre a organização e o consultor-auditor que realizará o processo, existem três tipos de modelo:
Provisão: organização faz diagnórtico e consultor realiza intervenção;
Prescritivo: consultor realiza diagnóstico e intervenção;
Colaborativo: organização e consultor realizam em conjunto as duas etapas;
Assim, a autora lembra que a forma escolhida implicará diretamente no envolvimento das partes. Princípios importantes para a realização da auditoria:
Consultor deve ser especialista no campo de atuação;
Ser norteado pelos princípios éticos da profissão;
Conhecer a organização onde fará a intervenção;
Ter conhecimento de pesquisa científica em geral; Assim, a auditoria da comunicação organizacional pode ser trabalhada através de perspectivas, como a funcionalista, interpretativa, crítica, entre outras, que devem ser consideradas pelo consultor em sua auditoria. Já quanto aos métodos, os questionários são considerqdos os melhores e mais completo instrumentos, permitindo a obtenção do máximo de informações. Outros instrumentos são citados pela autora: análise Ecco, experiências críticas de