Resenha do texto “Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação”
O texto tem como foco abordar os processos de auditoria de comunicação organizacional. Embora o termo não seja tão comum na área de comunicação, ele tem o mesmo papel que em outros segmentos, que é o de avaliar o desempenho (com vista à economia, eficiência e eficácia) de uma organização em um determinado nicho – áreas isoladas ou ações específicas.
O autor ressalta a distinção entre auditorias e diagnósticos, mencionando Rogério Ferreira de Andrade (1999, p.48) que diferencia as praticas de auditoria como “entendimento fracos” e “entendimentos fortes”. O primeiro é o diagnóstico propriamente dito, enquanto o segundo é entendido quando se inventaria desavisos e perdas de recursos ou eficácias.
A auditoria da comunicação organizacional tem como foco pesquisar, examinar e avaliar todo o processo de comunicação do ponto de vista da eficácia e eficiência, porém o autor levanta a bandeira de que uma auditoria elenca uma série de recomendações que são fundamentais para o seu bom resultado.
O primeiro passo para a aplicação de uma consultoria é um bom relacionamento entre o consultor e a organização que será auditada. Entre três modelos de envolvimento: provisão, prescritivo e colaborativo, o autor considera o último como o mais eficaz, pois precisa do envolvimento total de ambas as partes, trazendo melhores resultados. Para o autor, o auditor tem que ser especialista no campo no qual vai trabalhar – o resultado final depende muito disso. Mas não somente o campo, quanto a empresa que será analisada, haja vista que todos os detalhes em conhecimento são de grande valia - as ações já realizadas, os projetos que seguiram ou não, os investimentos – enfim, todas as informações são bem vindas neste momento.
É importante ter como foco que a auditoria da comunicação organizacional é a pesquisa institucional daquela organização, que poderá ajudar a companhia a trilhar novos rumos e novos planejamentos a