Auditoria ambiental
No dia 08 de julho de 2011, foi realizada uma visita de Auditoria à empresa GARIO – Gerência de Aeroporto Rio de Janeiro, sob a coordenação da professora Heliana Vilela, da COPPE UFRJ, para verificação do Sistema de Gestão Ambiental, segundo os preceitos da Diretriz-056, avaliando o cumprimento de princípios, adequação e eficácia.
A empresa GARIO é uma unidade operacional subordinada à Gerência de Produtos de Aviação, situada em anexo ao aeroporto Tom Jobim, na Ilha do Governador, e responsável pelo recebimento, armazenamento e expedição de combustíveis de aviação e serviço de abastecimento de aeronaves.
As atividades de recebimento, armazenamento e expedição do combustível JET A-I são desenvolvidas nas instalações conhecidas como “Pool de Combustíveis”, de propriedade da BR e da Shell.
O grupo de trabalho foi dividido em duas equipes: um grupo contendo dois auditores ficaram responsáveis pela análise da documentação no escritório, e outro grupo com três auditores responsáveis pela verificação da parte operacional em campo nas áreas de Estocagem de combustível, Sistema de tratamento – separador de água e óleo, Oficina e Depósito de resíduos perigosos.
Após o término da auditoria, o grupo se reuniu para a troca de informações e checagem das respostas de conformidades e não conformidades em sala de aula e houve a apresentação prévia oral do relatório final.
II – OBJETIVOS
Os principais objetivos da auditoria foram:
• Verificar o atendimento das condicionantes da Licença de Operação (LO), emitida pelo INEA – Instituto Estadual do Meio Ambiente do estado do Rio de Janeiro;
• Identificar os aspectos ambientais relacionados com as atividades passadas e atuais, que possam estar associados a impactos ambientais para a empresa;
• Identificar aspectos ambientais potenciais, isto é, associados às condições não programadas de operação e eventuais aspectos futuros, assim como a eventuais atividades planejadas;
• Identificar os requisitos