Auditoria interna
A muito tempo vem se falando e muito se escrevendo a respeito da Lei de responsabilidade Fiscal, em todas as esferas governamentais. Apesar da complexidade das administrações, principalmente a âmbito municipal, os órgãos responsáveis pela fiscalização e fiel cumprimento da Lei, destacado pelos Tribunais de Contas Estaduais, vem conseguindo observar os princípios administrativos em conformidade com a Lei.
Para tanto, o presente estudo tem por finalidade apontar o papel do Controle Interno na gestão administrativa municipal, auxiliando assim os TCEs, a assegurar que os únicos beneficiados com o dinheiro público, seja a população.
A relevância da presente pesquisa, como contribuição teórica, justifica-se pela intenção de expor, de forma clara e sucinta, informações pertinentes à Administração Pública na condição de provedora do bem-estar comum, a partir da elaboração e consecução do planejamento público para efetivar as políticas públicas, e o papel do Controle Interno na gestão da aplicação das despesas municipais.
Como contribuição prática, a presente pesquisa procura mostrar que, por falta de amplo conhecimento, ainda há reprovação de contas frente ao Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) pela falta do uso do Controle Interno. Como contribuição social, a presente pesquisa visa apontar a obrigatoriedade de se manter Sistemas de Controle Interno na Administração Pública, sendo o Controle Interno uma ferramenta que assegura a transparência na gestão dos gastos públicos.
A realização desta monografia é motivada por fatores profissionais, que fizeram com que sua elaboração se firmasse aos temas correlatos e ao tema proposto, relevância e a possibilidade de aplicação ou observação na prática, sendo importante ressaltar que se deve, também, ter em mente que, para que uma pesquisa seja bem sucedida, o pesquisador precisará ter acesso às fontes que embasarão seu trabalho, sob pena de