auditor
De acordo com Chiavenatto (Chiavenatto 2009) o salário pago em relação ao cargo ocupado constitui somente uma parcela do pacote de compensações que as empresas costumam oferecer aos seus empregados. A remuneração geralmente é feita por meio de muitas outras formas além do pagamento em salário: uma considerável parte da remuneração total é constituída em benefícios sociais e de serviços sociais. Um dos custos de maior relevância e importância para as organizações é representado pela remuneração – direta ou indireta – dos funcionários em todos os níveis hierárquicos.
Podemos perceber então que os benefícios compõem a chamada Remuneração Indireta. Ela é parte integrante e significativa do pacote de remuneração ofertado pela empresa, visando contribuir para a melhoria das condições de vida do empregado e de sua família. Trata-se, portanto, de uma importante ferramenta para que a empresa se sustente em posição competitiva favorável na atração e retenção de profissionais e talentos. Dentre os benefícios podemos separar em comuns, diferenciados, impactantes e flexíveis:
1. Comuns: são os benefícios aplicados na maioria das empresas como alimentação, assistência médica, assistência odontológica, cesta básica, convênio com farmácias, refeição, seguro de vida em grupo, etc.
2. Diferenciados: são os benefícios que diferenciam as empresas umas das outras, atraindo e competindo para melhor agradar o empregado tais como; ajuda moradia, assistência média diferenciada, assistência odontológica diferenciada, auxílio creche, auxílio para filho com necessidades especiais, estacionamento, medicamentos, previdência privada, seguro de vida diferenciado, etc.
3. Impactantes: são os benefícios que visam a segurança, e a qualidade de vida e conforto do empregado como automóvel blindado, auxílio para a família, automóvel pessoal, cartão de crédito corporativo, empréstimo para aquisição de imóvel, motorista pessoal ou para família, segurança pessoal