estagio
Willian James (1842-1910)
O Funcionalismo é considerado a primeira sistematização legitimamente americana de estudos e conhecimentos em Psicologia.
Respostas: o que fazem os homens? Por que o fazem?
Objeto de estudo da psicologia - os processos conscientes.
Charles Darwin com sua noção de evolução mudou o foco da nova psicologia da estrutura da consciência para suas funções.
No entanto, o estudo desses processos não se limitava a uma descrição de elementos, conteúdos e estruturas. A mente consciente é, para ele, um constante fluxo, uma característica da mente em constante interação com o meio ambiente. Por isso sua atenção estava mais voltada para a função dos processos mentais conscientes. Na psicologia, a seu entender, deveria haver espaço para as emoções, a vontade, os valores, as experiências religiosas e místicas - enfim, tudo o que faz cada ser humano único. Considerando a ênfase nos processos mentais, os funcionalistas passam a se interessar pelas aplicações da psicologia aos problemas da vida diária, de como as pessoas funcionam e se adaptam a diferentes ambientes.
Redefine a psicologia como sendo uma ciência biológica interessada em estudar os processos, operações e atos psíquicos como formas de interação adaptativa.
Para os funcionalistas as operações e processo mentais seriam instrumentos da adaptação e se expressariam claramente nos comportamentos adaptados, e era através da observação desses comportamentos que a mente poderia ser estudada.
Relacionam nossas ações a eventos que ocorrem dentro do corpo, particularmente no cérebro e sistema nervoso. Portanto consideradas como fisiologistas.
A consciência é o centro dos estudos de William James, busca a compreensão de seu funcionamento. Enfatiza o pragmatismo, comprovação de uma ideia ou conceito mediante análise das consequências práticas.
James foi considerado o psicólogo mais brilhante de todos os tempos, entretanto em alguns aspectos era considerado uma força contrária