Audiovisual Cintia
Definição e Surgimento
Audire - do latim, “ouvir”.
Videre - do latim, “ver”.
Todo o meio de comunicação expresso com a utilização conjunta de componentes visuais e sonoros, ou seja, tudo o que pode ser ao mesmo tempo visto e ouvido.
O termo “audiovisual” surge pela primeira vez por volta dos anos 30 do século XX, nos EUA, no período de transição do cinema mudo para o falado.
Audiovisual é um termo genérico que pode se referir a formas de comunicação que combinam som e imagem, bem como a cada produto gerado por estas formas de comunicação, ou ainda à tecnologia empregada para o registro, tratamento e exibição de som e imagem sincronizados, ou ainda à linguagem utilizada para gerar significados combinando imagens e sons.
Produto de um processo social: evolui através de uma relação permanente com as condições econômicas, científicas, culturais existentes na esfera social (instrumento de transformação social).
Tecnologias Audiovisuais
Primeira geração: Século XIX. Fonógrafo de Thomas Edison, aparelho fotográfico de Niépce, cinematógrafo dos irmãos Lumiére , emissor de ondas de rádio de Marconi.
Segunda Geração: Aceleração tecnológica em virtude da Segunda Guerra ocasiona o desenvolvimento dos meios de comunicação de massa.
Terceira Geração: Os meios de registro e de produção de imagens tornam-se acessíveis à maioria das pessoas.
Quarta geração: Interatividade e colaboratividade marcam a produção atual contemporânea.
Cenário Atual
Deve-se priorizar a produção de conteúdo, sem se importar em qual “tela” será exibido. Seja na televisão, celular, tablet ou qualquer outro, o usuário hoje busca apenas coisas que lhe interessam. O Youtube deu esse poder as pessoas, elas podem agora montar sua grade de programação, filtrando por temas de interesse e com horário flexível. Então as televisões devem pensam em possibilidades que atentam também estas características.
Esta possível mudança de