Relatório everything is a remix
RELATÓRIO
Trabalho da disciplina Cibercultura, do professor James Italiano. Relatório sobre a série de vídeos Everything is a remix.
Ana Cintia Monteiro Medeiros
Manaus - 2012
O presente trabalho tem como objetivo relatar as ideias expostas na série “Everything is a remix”. Everything is a remix é um trabalho audiovisual desenvolvido por Kirby Ferguson, divido em 4 partes. Os vídeos utilizam imagens, vídeos, músicas, textos e a pesquisa de Kirby, para relatar que a cópia de um determinado produto é uma etapa natural do processo criativo de qualquer coisa. Copiar, combinar e transformar. Essa é a base da série Everything is a remix.
I.
Everything is a Remix part 1
No primeiro video, Kirby aplica o termo remix à música, e relata acontecimentos de combinação e edição de material musical de bandas famosas. A ideia da primeira parte da série Everything is a Remix, é mostrar que copiar, combinar e transformar é algo que pode ser feito por qualquer pessoa. Nesse caso, remixar é o que a pessoa faz quando vai criar alguma coisa. Ela vê algo, tem uma ideia a partir disso, e cria alguma coisa que pode ser muito semelhante ao que a inspirou no primeiro momento, por isso o que ela criou pode ser confundido como cópia. Para ilustrar isso, Kirby usou melodias que foram sendo “remixadas” com o tempo, e utilizadas por outros artistas e transformadas em músicas totalmente diferentes, porém com a mesma melodia.
II.
Everything is a Remix part 2
Não acontece diferente na gigantesca indústria cinematográfica. Kirby revela que os filmes que mais vendem, são repetitivos. E se são os filmes mais vistos, só pode-se atribuir isso à preferência do homem pelo que lhe é familiar. Everything is a Remix mostra que um filme funciona muito bem quando é construído a partir de uma combinação de ideias, cenas e histórias de outros filmes.
III.
Everything is a Remix part 3
No terceiro video da