AudioBook
A tarde estava quente. Mesmo contra a vontade, o menino levava o Burro Branco para beber água na fonte. O Burro andava preguiçosamente e o menino tinha pressa. Queria brincar. Passou para trás, tangendo-o às chicotadas, uma, duas, três e Zap! Um coice certeiro no olho arremessou o menino ao chão. O Burro, arrependido, fugiu a galope.
SONOPLASTIA
-Fundo musical lúdico; som de pássaros
-Pegadas humanas apressadas; pegadas do burro mais vagarosas
-Fundo musical de suspense; som de três chicotadas; som do burro; som de coice; som de queda.
-Fundo musical lúdico²; som de galope apressado.
O GATO E O MACACO
O Gato morava numa chácara. Logo fez amizade com um Macaco que morava num resto de Mata Atlântica da redondeza. O relacionamento não foi difícil, já que ambos gostavam de fazer estripulias.
Certo dia, a chácara estava em festa. Muita gente compareceu e as crianças divertiam-se brincando com o Gato e o Macaco, num corre-corre que durou todo o dia. Mas a brincadeira que mais agradou a todos foi o "Pau de Sebo". Os dois divertiam-se assistindo a meninada tentar subir no lambuzado pau.
Após a festa, o Gato chamou o Macaco e propôs o desafio de subir no "Pau de Sebo", tentando uma forra, já que no mato o Macaco ganhava todas, saltitando de galho e galho, de uma árvore para a outra.
O Gato, então, disse que iria primeiro. Afastou-se, ganhando distância e correu. Pegou embalo e subiu. Unhas cravadas na madeira, rapidamente ele chegou lá em cima. Desceu deslizando e arranhando a madeira, feliz da vida.
O Macaco pensou que seria fácil. Correu e agilmente começou a subir. Quando atingiu mais da metade, graças à agilidade e ao impulso, viu que lhe faltavam as garras do Gato. Desce aceleradamente sem conseguir parar. Ao cair no chão, grita de dor. Envergonhado, sai correndo para a mata, pensando na frase que diz: "cada macaco no seu galho" e concluiu que, certamente, " esse não era seu".
SONOPLASTIA:
1°parágrafo- Fundo lúdico, sons da