atuação do professor na educação basica
531 palavras
3 páginas
Aproximava-se a IV unidade e com ela já um assunto de extrema necessidade de ser discutido em sala de aula: o dia da consciência negra. Numa reunião de AC (atividades complementares), os docentes refletiram a importância do conteúdo, mas se depararam com a metodologia/abordagem para que as atividades ganhassem uma configuração mais robusta, reflexiva e saísse realmente do mundo abstrato para a realidade. Então, um dos professores de historia sugeriu que os alunos fizessem uma pesquisa relacionada a data e o porque desse dia. Os docentes de geografia solicitaram aos alunos que falassem sobre os países que um dia passaram pelo “regime de escravidão”, racismo, discriminação. Enquanto sociologia e filosofia apresentaram os tipos de escravidão contemporâneos. Os professores de linguagens (artes, LP, LE e ed. física) se responsabilizaram com entrevistas com possíveis pessoas as quais passaram pelo constrangimento do preconceito, bem, alguns deles pediram que fossem registradas as “falas” e também deixaram ser fotografados, aumentando a credibilidade do trabalho quando o perfil de cada um era analisado.
Quando a primeira parte do trabalho citado terminou, nós docentes do Col. E. percebemos atitude na atividade proposta e levamos os alunos envolvidos, bem como aqueles entrevistados para assistirem no auditório da escola as apresentações feitas pelas turmas de 1º, 2º e 3º EM (eixos VI e VII). Os alunos, ao apresentar o trabalho exibiram cenas dos filmes O Besouro, Homens de Honra, além de músicas e danças que valorizavam a cultura afro. É bom lembrar que foram 30 dias para a preparação dos trabalhos e duas noites para exibição das atividades pedagógicas.
Para finalizar os trabalhos a professora A.L.G.O apresentou o curta “Xadrez das Cores”. Antes de exibir o filme de 22 minutos, a professora questionou sobre o nome do vídeo, discutiu e logo que a plenária fora aberta os alunos expuseram algumas vivencias suas ou de parentes, outros perceberam a importância de conhecer