trabalho
GRUPO: 04
NOME: RA:
Felipe Scalzo
Gabriela Ribeiro 20536422
Juliana Barberio 20542047
Paula Beatriz 20310211
Roberta Tuma 20582527
Tatiana Leonel 20604173
SURGIMENTO DO RÁDIO
A Rádio é um sistema de comunicação usando ondas electro magnéticas que se propagam pelo espaço. Usam-se ondas radiofônicas de diferente comprimento (comprimento de onda) para distintos fins.
Os sistemas normais de radiocomunicação constam de dois componentes básicos: o Transmissor e o Receptor. O primeiro gera oscilações elétricas com uma frequência de rádio denominada de frequência portadora. Pode-se amplificar a amplitude da própria frequência para variar a onda portadora. Um sinal modulado em amplitude compõe-se da onda portadora mais as bandas laterais, produto da modulação. A frequência modulada (FM) produz mais do que um par de bandas laterais para cada frequência de modulação, graças às quais são possíveis as complexas variações que se emitem em forma de voz em radiodifusão ou variações de luminosidade na televisão.
James Clerk Maxwell, professor de física experimental, demonstrou teoricamente em 1863 uma provável existência das ondas eletromagnéticas. Em 1987, Henrich criou o ‘’quilohertz’’ a indução eletromagnética. Foi a reunião dessas duas matérias que fez com que outros cientistas como Guglielmo Marcoli, cientista italiano, revolucionassem a comunicação a distância. Em 1986, Marcoli inventou o ‘’primeiro’’ rádio do mundo. Ele reuniu a indução eletromagnética (FARADAY) e as ondas eletromagnéticas (HERTZ) para formar os equipamentos de transmissão e recepção de sinais através