atuarial
1.1 Assunto
Encontram-se registros de que a contabilidade surgiu por volta de 4.000 anos antes de Cristo devido à necessidade de o homem inventariar seus rebanhos. Por aí percebe-se que o homem sempre se preocupou com seu patrimônio. Com a evolução das organizações, surgiram também as variações da contabilidade, tais como a contabilidade de custos, a gerencial, a financeira, a fiscal, entre outras.
No mundo contemporâneo, onde a concorrência é acirrada entre as organizações, torna-se fundamental uma contabilidade de qualidade que priorize a informação correta. Dessa forma, o usuário pode desenvolver um planejamento estratégico que permite a avaliação de estratégias a partir da definição dos objetivos propostos. Além de a organização poder se aprofundar em seu ambiente interno e externo, ela pode traçar metas a serem atingidas.
Portanto, torna-se imprescindível o planejamento tributário nas organizações a fim de amenizar seus custos, principalmente no que se refere ao pagamento de tributos, fundamental para o fluxo de caixa. O planejamento tributário possibilita a redução e/ou retardamento do valor do tributo devido, utilizando processos que permitam o estudo preciso e detalhado do cotidiano e dos diversos setores da organização. (BORGES, 2002).
RESUMO
Em virtude da grande importância que os impostos têm no atual contexto dos negócios, representando um grande ônus para as empresas, esse estudo surgiu, inicialmente, com o intuito de buscar a melhor forma de tributação a nível federal para uma empresa gráfica ( impressão de jornais e folders), fazendo um planejamento tributário: Lucro Real x Lucro Presumido. Neste trabalho enfoca-se o planejamento tributário, procurando-se alcançar o objetivo de mostrar como se organizam os impostos depois das Leis nº 10.637/02 e nº 10.833/03, que alteraram principalmente o PIS (Programa de Integração Social) e COFINS (Contribuição para Financiamento da Seguridade Social), aumentando o