Atuariais
CAMPUS CAMPO LIMPO
ATPS
NOÇÕES DE ATIVIDADES ATUARIAIS.
Profª: Silvana Régio.
Cliscia Daniele Ferreira - RA 101123990 - danyferreira18@hotmail.com
Nilzeti Oliveira Adorno - RA 101098731 - nil_adorno@hotmail.com
Rodrigo Pinho - RA 090775864 - rdopinho@hotmail.com
SÃO PAULO
2013
1
1 - etapa
1 – passo
A Gestão de Risco Atuarial.
A resolução CFC nº 1282/10, vem atualizar e consolidar dispositivos da resolução CFC nº 750/93, que dispões dos Princípios Fundamentais de Contabilidade.
Considerando que, por conta do processo de convergência às normas internacionais de contabilidade, o Conselho Federal de Contabilidade emitiu a NBC TG Estrutura Conceitual – Estrutura Conceitual para a Elaboração e Apresentação das Demonstrações Contábeis, que discute a aplicabilidade dos Princípios Fundamentais de Contabilidade contidos na Resolução CFC n.º 750/93. Onde a mesma teve a necessidade de manutenção esmo assim ela continua sendo referencia para outros organismos normativos e reguladores brasileiros.
Para assegurar a adequada aplicação das Normas Brasileiras de Contabilidade à luz dos Princípios de Contabilidade, há necessidade de harmonização dos dois documentos vigentes.
Por causa de harmonização, a denominação dos Princípios Fundamentais de Contabilidade deve ser alterada para Princípios de Contabilidade, visto ser suficiente para o perfeito entendimento dos usuários das demonstrações contábeis e dos profissionais da contabilidade.
De modo que essas atualizações passam a enfatizar com mais esclarecimentos cada um dos Princípios de Contabilidades.
2 – passo
Introdução à Atuária/Origem e Evolução da Ciência Atuarial.
Mesmo sendo uma ciência recente, as origens da atuária remontam as primeiras preocupações em criar garantias aos indivíduos de uma sociedade e se estudar o nascimento e a morte das pessoas.
Séculos anteriores especificamente na Inglaterra e Holanda, os governos empenhavam-se em vender aos seus súditos títulos