atuadores
São dispositivos de saída do SC, que alteram a grandeza controlada.
Motores:
Nos sistemas de controle de posição e velocidade, nos robôs e máquinas industriais, impressoras, plotter’s, toca-discos CD, videocassetes e unidades de disco de computadores são usados motores, em geral junto a engrenagens ou correias, como Atuadores. Na maior parte, são motores de indução ou CC comum ou sem escovas, estes sendo preferidos em baixa potência pela facilidade de controle.
Eletroimã:
Em aplicações como o transporte de peças de ferro ou níquel, em guindastes, ou garras de robôs e travas magnéticas, são empregados eletroimãs, apesar do alto consumo de energia.
Freio Magnético:
Um tipo de eletroimã que paralisa o movimento rotativo de um motor. Há 2 tipos: aqueles cuja trava é feita por molas, liberadas por ação do eletroimã, que fica normalmente ligado durante o giro, e o tipo acionado diretamente na frenagem, normalmente desligado.
É comum em sistemas com reversão de sentido de rotação, reduzindo o golpe mecânico e o pico de corrente na reversão.
Fechadura Magnética:
Em sistemas de segurança, cofres e porteiros eletrônicos se utiliza uma fechadura cuja trava é liberada através de um eletroimã, com um breve pulso. Em certos casos o fechamento não é manual, mas através de outro eletroimã.
Válvula Solenóide:
Empregado em controle de fluxo de líquidos, em indústrias. Consiste de um ou mais caminhos que são interceptados por pistões, acoplados a eletroimãs, que liberam ou não o fluxo. O tipo normalmente aberto, NA, tem o fluxo interrompido quando o eletroimã é acionado, no tipo normalmente fechado os pistões são pressionados por molas, que são liberadas pelo eletroimã, abrindo a válvula.
Existem válvulas solenóides comutadoras, que atuam como chaves que direcionam o fluxo para uma das várias saídas, cujo eletroimã foi acionado. Calefatores:
Em certas aplicações como estufas, fornos industriais e fornos elétricos