pedagoga
APRENDENDO COM MÚSICA
ANA CAROLINA MAUAD DA CRUZ
ITANHAEM
2014
Projeto de aula: Aprendendo com a música.
INTRODUÇÃO Tendo em vista a dificuldade do aluno em interagir e sabendo que a música exerce grande influencia, sentimos a necessidade em agregar tal conteúdo a nossa rotina diária. O projeto oferece as crianças à oportunidade de criar e interagir, dando-lhes possibilidades de se expressar e ampliar a sua bagagem de conhecimento.
OBJETIVOS
Promover a interação entre os alunos e professores.
Estimular a atuação da equipe frente a situações de conflito.
Criar e montar instrumentos musicais utilizando sucata.
Trabalhar em equipe cooperando uns com os outros.
Cantar músicas de todos os repertórios .
CONTEÚDO
Utilização de sucatas, visando a sustentabilidade.
Valores éticos, respeitando a individualidade.
Diferentes tipos de linguagem (corporal, oral e escrita), direcionando a aprendizagem para novos horizontes.
TEMPO ESTIMADO
O projeto terá duração de um ano. Sendo feita uma reunião semanal ao longo desse período. As reuniões serão feitas durante o período de aula.
DESENVOLVIMENTO
1º ETAPA
Nessa primeira etapa que terá duração de aproximadamente um mês, serão escolhidos os repertórios, os tipos de instrumentos, os matérias a serem utilizados na reciclagem.
2º
Nessa etapa todos participarão da produção de instrumentos e cada um já terá trazido suas escolhas musicais. Faz parte dessa etapa que todos conheçam as musicas e se familiarizem com elas. Começa a interação em grupo que posteriormente serão divididos para que se faça apresentações. Essa etapa tem duração aproximada de três a quatro meses.
3º
Tendo as crianças já se familiarizado como os instrumentos e com o repertorio variado, essa etapa será inteira voltada ao lúdico. Onde cada criança terá a liberdade de se expressar e de experimentar todo e qualquer