Filosofia
1. Considere a situação em que você está em uma roda de amigos e, de repente, o assunto é sobre a Filosofia. Entre as diversas posições, as seguintes foram propostas:
- "A Filosofia é só doidice, maluquice mesmo...".
- "A Filosofia não contribui de modo algum para a nossa vida, ela é inutilidade pura...".
Considerando os ditos equivocados acima, proponha um argumento, em no máximo 15 linhas, acerca da Filosofia como saber oposto ao "desequilibrado" e oposto ao "inútil". (3,0 pontos)
R: A filosofia é a busca do conhecimento, busca dos fatores positivos e construtivos para o homem. É praticar a busca pelo saber.
Por este ponto não há como concordar que a filosofia seja inútil, de forma alguma, a utilidade de saber expressar, raciocinar de forma coerente, poder e saber impor sua opinião claramente e objetivamente é de grande importância para uma pessoa.
Todos esses fatores contribuem de forma positiva e de maneira muito importante para a busca do equilíbrio do ser, o qual tem por resultado transparecer uma imagem ética e moral.
2. Imagine-se em um Congresso Internacional de Ciência e que, depois de uma comunicação proferida por você, alguém tenha lhe proposto as seguintes questões:
a) "Todas as suas conclusões são fracas ou inadmissíveis...".
b) "Suas premissas carecem de informações pertinentes...".
Considerando os ditos 'a' e 'b' CORRETOS, argumente em no máximo 15 linhas, sobre como superar o diagnóstico apresentado, raciocinando de modo correto e adequado. (3,5 pontos)
R: Saber e conseguir reconhecer uma falha seria o melhor e primeiro passo mais indicado a ser tomado, acolher a todos os argumentos em seguida dos que avaliaram o desempenho, mesmo que sejam elas criticas, assim podendo avaliar tais fatos de uma forma construtiva para si mesma.
Avaliar e buscar melhorar seus próprios argumentos. Repassar suas ideias de modo claro e coerente aos demais, com conteúdos que evidenciem o meu propósito, para que minhas conclusões não sejam