Atuacao do Psicologo no CAPS AD
662 palavras
3 páginas
A prática do psicólogo dentro do CAPSad está amparada pelo código de ética profissional, onde podemos citar, por exemplo, dos princípios fundamentais,o II princípio, que diz respeito, “o psicólogo trabalhará visando promover a saúde e a qualidade de vida das pessoas e das coletividades e contribuirá para a eliminação de quaisquer formas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão”.Observa-se a pertinência deste principio ao fato, que, a prática do psicólogo dentro de uma unidade de saúde tem esse caráter colaborativo quanto à busca pela eliminação da opressão e da marginalização do ser humano, e dentro de um Centro de Atenção psicossocial isso é observável, os indivíduos procuram o serviço como uma forma de serem inseridos, digamos que arbitrariamente, a sociedade, isto é, de certa forma, não querem ter ou sentirem-se oprimidos e muito menos marginalizados, o profissional de psicologia, pode criar condições para tais questões, isto é, juntamente com a equipe multiprofissional do centro.
Ainda tratando das práticas do profissional de psicologia, pode-se facilmente observar que as mesmas são resguardadas pelo código de ética profissional, observa-se quanto as responsabilidades do psicólogo Art. 1º b)“São deveres fundamentais do psicólogo: assumir responsabilidades somente por atividades para as quais esteja capacitado pessoalmente e tecnicamente”.
Entende-se no presente artigo que mesmo o psicólogo pertencendo há uma equipe multiprofissional, o mesmo deve ter o cuidado para exercer funções que sejam de sua competência, pois se espera que para tais ações o mesmo esteja mais capacitado para realizar, isto é, a nível de conhecimentos técnicos.
Pode-se ver também ainda no Art. 1º c)“Prestar serviços psicológicos de qualidade, em condições de trabalho dignas e apropriadas à natureza desses serviços, utilizando princípios, conhecimentos e técnicas reconhecidamente fundamentados na ciência psicológica, na ética e na legislação