Projeto: reciclagem infantil
1 INTRODUÇÃO 3
2 JUSTIFICATIVA 4
3 OBJETIVOS 5
4 METODOLOGIA 6
5 AVALIAÇÃO 11 REFERÊNCIAS 12 ANEXOS 13 ANEXO A – Atividades a serem desenvolvida em sala 14
1 INTRODUÇÃO
Nos dias atuais a sociedade está passando por uma crise ambiental, principalmente em relação aos recursos naturais do nosso Planeta, tem-se visto que a maior parte do lixo produzido é descartada em lugares inadequados, sem nenhum cuidado com tais resíduos, e isso causa grande degradação ao meio ambiente e ameaça também a vida dos seres humanos no planeta.
Através da reciclagem, o lixo passa a ser visto de outra maneira, não como não como um final, mais como o início de um ciclo em que podemos preservar o meio ambiente, a participação consciente e a transformação de hábitos (MARODIN E MORAIS, 2004, p.3).
Mas pode-se verificar que além de aprender a reciclar e reaproveitar o lixo, é preciso que ocorram mudanças de atitudes, e valores sobre o meio ambiente, de forma a serem repassadas adiante, com intuito de diminuir o grande número de lixo descartado, muitas vezes deixado de ser reciclado por falta de alguns conhecimentos.
Assim pode-se dizer que os educadores são membros fundamentais no processo de conscientização da sociedade dos problemas ambientais, pois poderão desenvolver em seus alunos hábitos e atitudes saudáveis de conservação ambiental e respeito à natureza, transformando-os em cidadãos conscientes e comprometidos com o futuro do país (MUNHOZ, 2004, p. 81).
De acordo com Meyer (1992), a educação ambiental é, um processo permanente e contínuo, que não se limita à educação escolar, mas, introduzí-la na escola, inclusive na educação infantil, é uma das estratégias para o seu desenvolvimento.
Procurou-se desenvolver um projeto voltado para a construção de conhecimentos e atitudes das crianças em relação ao meio