ATUA O DO ASSISTENTE SOCIAL
1 INTRODUÇÃO 4
2 A ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NOS ESPAÇOS SÓCIO-OCUPACIONAIS. 5
3 CONCLUSÃO 11
REFERÊNCIAS 12
1 INTRODUÇÃO
O objetivo do presente trabalho é conhecer os espaços de inserção do profissional de serviço social frente aos desafios ético, teóricos e metodológicos para implantação e implementação dos direitos sociais no Brasil a partir do século XX. Mas, para alcançamos esse objetivo, faz-se necessário conhecer o perfil histórico da inclusão das políticas sociais no cenário brasileiro.
Em relação ao mercado de trabalho o Brasil que era um país com bases agrícolas cresceu e foi abrindo caminhos para a industrialização com a criação de polos industriais e grandes centros comerciais, consequentemente o surgimento da classe operária.
Com o surgimento da classe operária as grandes cidades tornam-se mais populosas e surgiram problemas sociais, os quais só poderiam ser dirimidos com o surgimento das políticas públicas voltadas para atender, exatamente a necessidade dessa classe operária que era e ainda é tão desprivilegiada.
Nesse contexto, surgem as políticas públicas desvinculadas do assistencialismo promovido pela Igreja Católica e ligadas ao Estado como questão social. Dessa forma, o profissional de Serviço Social realiza um trabalho essencialmente socioeducativo atuando nas diversas áreas ligadas à condução das políticas sociais públicas e privadas, tais como planejamento, organização, execução, avaliação, gestão, pesquisa e assessoria, sempre buscando a efetivação dos direitos sociais dos usuários.
2 A ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NOS ESPAÇOS SÓCIO-OCUPACIONAIS.
Para delimitarmos os espaços de inserção do profissional de serviço social no Brasil precisamos abordar o contexto histórico de implantação do serviço social em nosso País.
A princípio o serviço social desempenha um papel assistencialista, utilizando-se das doutrinas religiosas da Igreja Católica e sua