ATPS Ética no trabalho
Centro de Educação a Distância
ATPS – Atividades Práticas Supervisionadas
Ética e Relações Humanas no Trabalho
Elizabeth Barbosa da Paixão – RA: 6962492034 – Tecnologia em Recursos Humanos
Sertãozinho / SP
2013
INTRODUÇÃO
“A virtude é uma disposição adquirida voluntariamente, consistindo em relação a nós, em uma medida definida pela razão conforme a conduta de um homem, que age refletidamente. Ela consiste na medida justa entre dois extremos, um pelo excesso e outro pela falta.” (Aristóteles,VI)
E assim nasce a ética ainda na Grécia antiga, sob o olhar de um filósofo que buscava na essência do homem que era seu objeto de estudo, o equilíbrio entre o bem e o mal, pois acreditava que o exagero criava o conflito e afetava o caráter, sendo necessário existir um meio justo que levasse a moderação e revelasse a virtude, pois só assim a convivência humana se tornaria harmoniosa.
Com a evolução tudo que foi teorizado por Aristóteles passou a ser praticado pelo homem, assim a humanidade criou um código que deveria direcionar a conduta e auxiliar a justiça no discernimento do que é certo e errado, ajudando nessa difícil tarefa que é gerar a convivência harmoniosa e equilibrada entre os povos.
O mesmo acontece na era industrial com surgimento das organizações empresariais que precisavam ser norteados por um código de ética que estabelecesse princípios, abordasse objetivos e padronizasse deveres, tudo para criar um relacionamento saudável e duradouro entre funcionários, clientes e fornecedores.
Para se fazer eficiente e alcançar os objetivos esse código, as empresas devem contar com o engajamento de todos os colaboradores da empresa, em todos os níveis de hierarquia e os gestores além de apoiar devem dar o exemplo.
A ÉTICA PROFISSIONAL NO FILME “AMOR SEM ESCALAS”
Sinopse do filme:
Protagonizado por George Clooney que dá vida ao personagem Ryan Bingham um executivo solitário e excêntrico que tem como