Atps Vibrações
_ Aula-tema: Introdução à disciplina e Construção de Modelos Vibratórios.
Esta atividade é importante para que você e sua equipe possam compreender sobre os modelos que possam descrever os fenômenos vibracionais.
.
PASSOS
Passo 1
Pesquisar sobre ondas estacionárias, utilizar desenhos e esquemas para a representação. Nos desenhos e/ou esquemas destacar sobre os parâmetros: frequência e comprimento de onda e velocidade de propagação.
R: Quando duas ondas periódicas de frequências, comprimentos de onda e amplitude iguais, propagando-se em sentidos contrários, superpõem-se em um dado meio, vemos se formar uma figura de interferência chamada de onda estacionária.
Exemplo
2-Pesquisa sobre freqüência
São o número de picos que a onda atinge.
Exemplo
Cinco ondas senoidais com diferentes frequências (a azul é a de maior frequência). Repare que o comprimento da onda é inversamente proporcional à frequência.
3-Pesquisa sobre comprimento de ondas
Comprimento de onda é a distância da figura abaixo.
4-Pesquisa sobre velocidade de propagação
Como não transportam matéria em seu movimento, é previsível que as ondas se desloquem com velocidade contínua que é comum aos movimentos uniformes.
Passo 2
Elencar situações e projetos que possa exemplificar sobre ondas estacionárias, ou também, se há algum outro tipo de oscilação diferenciada.
R:Ondas estacionárias ocorrem entre superfícies refletivas. O mais simples sistema em que isso pode ocorrer é como uma reflexão entre duas superfícies rígidas.
A onda estacionária realiza incessantemente o caminho entre os dois refletores, retraçando as mesmas posições que são relacionadas com alguns comprimentos de onda específico (e por consequência, frequências específicas), relacionados com a distância entre as superfícies.
Note-se que a onda de pressão possui pontos onde a amplitude de pressão é zero, chamados nós, e pontos onde a amplitude é máxima ou mínima, chamados anti-nós.