atps
Passo 1
Pesquisar sistemas que podem ser explicados pelo modelo de vibração de um grau de liberdade.
SISTEMAS COM 1 GRAU DE LIBERDADE
O oscilador linear com um grau de liberdade constituído por um bloco rígido de massa M ligado a um apoio e com movimento na horizontal sem atrito é o sistema mecânico mais simples para o estudo das vibrações de um sistema com um grau de liberdade.
A Figura 1 representa tal oscilador, solicitado por uma força
P(t) variável no tempo. O único movimento possível do oscilador é o deslocamento horizontal, u(t), da massa. O oscilador encontra-se ligado ao apoio por um elemento que desenvolve uma força F(u, ú), função do deslocamento e da velocidade da massa M. A função F(u, ú) caracteriza o comportamento do oscilador; a força P(t) caracteriza a solicitação.
Figura 1 Oscilador com um grau de liberdade.
Passo 2
Caracterizar os elementos: mola, amortecedor e massa.
Figura 02- Elementos da oscilação mecânica. Fonte: O autor
Passo 3
Fazer um esquema onde possa explicar parâmetros utilizados de elasticidade e/ou amortecimento para a vibração de um grau de liberdade, indicando quais as formas de caracterizar graus de liberdade em situações práticas.
Passo 4
Organizar um Relatório (Relatório 1) que deverá ser entregue para o professor com as conclusões consolidadas e obtidas nas Etapas 1 e 2. Neste relatório introduza fotos do experimento realizado, e as demais solicitações feitas em cada Passo. Este relatório deverá ser entregue pelo professor no final do primeiro bimestre na data estipulada por ele.
ETAPA 3
PASSOS
Passo 1
Classificar os esquemas oscilatórios a seguir indicando o número de grau(s) de liberdade.
Figura 03- Representação esquemática de sistemas oscilatórios. Fonte: O autor
Passo 2
Explicar sobre os critérios adotados por você e sua equipe para explicar sobre os sistemas.
Passo 3
Fazer um relatório (Relatório 2) sobre a Etapa 3 aliando as leis que regem os