Banco do Brasil
Sabemos que uma organização só cresce quando se possui de uma alta administração que estabelece uma visão estratégica extremamente eficiente para que os negócios perpetue por anos a fio sem criar muitos problemas. Problemas existem, ainda mais no mundo dos negócios,porém, os problemas podem ser solucionados quando se tem uma visão estratégica ampliada,e é essa visão estratégica que na maioria das vezes tiram dezenas,centenas,enfim,muitas empresas do “poço”.
Mas afinal,o que seria a visão estratégica utilizada nas empresas? Para que serve a visão estratégica nas empresas? Quais benefícios podem resultar a favor da empresa e dos funcionários? Enfim, são muitas perguntas a serem solucionadas,portanto,tentaremos discorrer alguns conceitos sobre o assunto referente.
Alguns conceitos sobre estratégias.
Em termos empresariais, a estratégia pode ser definida como “ A mobilização de todos os recursos da empresa no âmbito global,visando atingir objetivos a longo prazo” (CHIAVENATO,2002).
Para Wright,Kroll e Parnell (2000) conceituam estratégia como sendo os planos da alta administração para alcançar resultados consistentes com a missão e os objetivos gerais da organização.
Portanto,o conceito de estratégia é definido como sendo o planejamento,os caminhos a serem percorridos,e os objetivos a serem atingidos. Neste contexto, Ansoff (1987) caracteriza a estratégia como um conjunto de regras de tomada de decisão para orientação do comportamento de uma organização,sendo estas regras descriminadas em quatro tipos: (1) Padrões pelos quais o desempenho presente e futuro da empresa são medidos,em termos qualitativos,esses padrões são chamados de objetivos e, em seu aspecto quantitativos,são chamados de metas; (2) Regras para desenvolvimento da relação da empresa com seu ambiente externo: que produtos e tecnologias a empresa desenvolverá,onde e para quem os produtos serão vendidos,como a empresa conquistará alguma vantagem sobre os