Atps Técnicas da Negociação
Negociação
É certo que ainda haja hoje àqueles que acreditem que negociar é ganhar e obter vantagem sobre o seu interlocutor. E assim o resultado só funciona temporariamente, pois quando o mundo der mais uma volta à situação pode se inverter e como dizem por aí “você é eternamente responsável pelo que cativa”, logo o seu retorno será no mínimo o que ofereceu...
Para Pessoa (2009) – Negociação é um processo através do qual os grupos ou as pessoas envolvidas, com o objetivo de construir uma relação duradoura, se deslocam de suas posições originais, no sentido de alcançar a satisfação percebida de suas mútuas necessidades.
O mais importante em um processo de negociação é que todos obtenham resultado, pois a balança da percepção de bom negócio não pode pender mais para um lado do que para o outro. O melhor é sempre o equilíbrio. O equilíbrio não significa apenas alinhamento nos valores (receita para uns, investimentos para outros), mas no resultado do processo: cronograma adequado, esforço bem mensurado, condições recíprocas de negociação alinhadas e, sem sombra de dúvida principalmente processo/projeto implantado e bem sucedido para o negócio do seu cliente. Quando a colaboração é recíproca em uma negociação, o objetivo é fazer o melhor e, portanto as partes buscam se entender. Não quer dizer que as divergências sejam eliminadas, mas a busca por solução é o maior foco, logo, quando se fechar um negócio, ele se transforma em bom negócio para todo mundo.
Para Cohen (1980) - Negociação é o uso da informação e do poder com o fim de influenciar o comportamento dentro de uma “rede de tensão”.
E podemos assinalar que o jogo da negociação é um processo, que inclui a duas ou mais partes, que voluntariamente se reúnem com interesses comuns e em conflitos, para apresentar e discutir propostas comuns; com o propósito de conseguir acordos que satisfaçam a todas as pessoas que participam na negociação. No mundo moderno existem um