Atps - tga
Taylor e Fayol citados no texto A ,mostra que Taylor, buscou o desejado aumento produtivo tomando como base a eficiência dos trabalhadores. Tal fato o fez despertar para a necessidade de criação de um método racional padrão de produção em detrimento das práticas tradicionais. Essa teoria leva o nome de Administração Cientifica.
O método de Taylor apoiava-se na supervisão funcional, estabelecendo que todas as fases de trabalho devem ser acompanhadas de modo a verificar se as operações estão sendo desenvolvidas em conformidades com as instruções programadas e estas instruções devem ser transmitidas a todos os empregados, por meio de descrição detalhada de cargos e tarefas. O Taylorismo baseia-se na divisão do trabalho por meio das tarefas
.
Fayol, o teórico clássico com ênfase na estrutura organizacional, segundo Chiavenato, defendia que a eficiência da empresa é muito mais do que a soma da eficiência dos seus trabalhadores, e que ela deve ser alcançada por meio da racionalidade, isto é, da adequação dos meios (órgãos e cargos) aos fins que se deseja alcançar.
Fayol tráz em sua teoria funcionalista a abordagem prescritiva e normativa. Sua maior contribuição para a administração geral são as funções do administrador – prever, organizar, comandar, coordenar e controlar- que são as próprias funções do administrador ainda nos dias atuais.
O pioneiro