Objetivos da contabilidade e utilização da informação contábil
1.1. Conceito
A Contabilidade é uma ciência social aplicada, com metodologia especialmente concebida para captar, registrar, acumular, resumir e interpretar os fenômenos que afetam as situações patrimoniais, financeiras e econômicas de qualquer ente, seja este pessoa física, entidade de finalidades não lucrativas, empresa, seja mesmo pessoa de Direito Público, tais como Estado, Município, União, Autarquia etc.
1.2. Objeto
O Patrimônio
1.3. Usuários
Definem-se como usuários da Contabilidade todos aqueles que de alguma forma precisam das informações geradas por esta ciência, são eles:
* Sócios, acionistas e proprietários de quotas societárias de maneira geral:
Essas pessoas, interessadas primariamente na rentabilidade e segurança de seus investimentos, que muitas vezes se mantêm afastadas da direção das empresas, necessitam de informações resumidas que deem respostas claras e concisas a suas perguntas.
Ex: Qual a taxa de lucratividade proporcionada a seu investimento? Quais são as perspectivas de rentabilidade e segurança? Há alguma alternativa mais adequada a seus investimentos?
* Administradores, diretores e executivos dos mais variados escalões:
O interesse nos dados contábeis por essas pessoas atinge um grau de profundidade e análise, bem como de frequência, muito maior do que para os demais grupos. De fato, são eles os agentes responsáveis pelas tomadas de decisões dentro de cada entidade a que pertencem.
* Bancos, capitalistas, emprestadores de dinheiro:
Para conceder crédito é necessário cercar-se de certa segurança com relação ao pagamento do empréstimo, assim os bancos emprestam dinheiro desde que a empresa tenha condições de pagamento.
* Governos e economistas governamentais:
Primeiramente é por meio da contabilidade que o governo exerce o poder de tributar e arrecadar impostos, contribuições e taxas. Em um segundo momento os economistas governamentais se interessam