Objetivos da contabilidade e utilização da informação contábil.
José Carlos Marion em “A teoria da contabilidade nos cursos de graduação - algumas considerações”, em 10 de junho de 2010, ressalta como tema principal em que se procura discutir aspectos que poderão contribuir para melhor se ministrar a disciplina Teoria da contabilidade na graduação bem como propondo algumas sugestões com o objetivo de melhor adequar esta nova disciplina a realidade de nossos dias.
O estudante está com o interesse reduzido quando se fala em teoria, Marion ressalta que um dos aspectos importantes, é mostrar que o objetivo principal da contabilidade, é um poderoso instrumento para tomada de decisões seja qual for o tipo de usuário. A teoria esta dando suporte para que a contabilidade exerça de informações e avaliações, atendendo seu principal objetivo.
A teoria tem que ser ensinada de forma viva sempre apoiada em exemplo exercícios e casos práticos, deve dar bases mais sólidas para o profissional ser consciente do que faz “por que” faz e se possível ter condição para mudar o estado de arte.
Temos vários usuários de demonstração contábeis como:
Investidores; que são os provedores de capitais de risco.
Empregados; e os seus representantes estão interessados em informações entre estabilidade e lucratividade de seus empregados.
Credores por empréstimo; interessados em informações beneficentes.
Fornecedores e outros credores comerciais; interesse em informações que permitem se as importâncias que lhes são devidas serão pagas nos respectivos vencimentos.
Clientes; interesse sobre a entidade quando tem um relacionamento em um longo prazo ou dela dependem como fornecedor importante.
Governo; e sua agencia interesse na destinação de recursos e nas atividades das entidades.
Publico; afetam o publico de varias maneiras como empregando pessoas e utilizando fornecedores locais.
Os objetivos das demonstrações contábeis são fornecer informações sobre a posição patrimonial e