ATPS - Teoria da Contabilidade - Individual Etapa 2 Passo 2 - Celio
O Objetivo da Contabilidade
A Contabilidade é um sistema de informação e avaliação que visa o provimento de demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade aos seus usuários, sendo eles pessoa física ou jurídica com interesse na avaliação da situação e evolução de uma entidade, tendo como usuários preferenciais ou externos, acionistas, credores em geral e emprestadores de recursos e integrantes do mercado de capitais, e os usuários secundários que são os administradores da entidade e o Fisco.
As informações de natureza financeira e econômica constituem o Núcleo Central da Contabilidade. As informações de natureza física e de produtividade são complementares às demonstrações contábeis tradicionais.
O objetivo principal da contabilidade é permitir que os usuários avaliem a situação financeira e econômica da entidade e possam inferir sobre as tendências futuras da mesma. Os objetivos da contabilidade devem contribuir para o processo decisório dos usuários, não se justificando por si mesma. Antes, deve ser um instrumento útil à tomada de decisões. Sempre observando dois pontos:
1. As empresas devem evidenciar ou divulgar todas aquelas informações que contribuem para a adequada avaliação de sua situação patrimonial e de resultados, permitindo inferências em relação ao futuro. As informações que não estiverem explícitas nas demonstrações, devem constar em Notas Explicativas ou Quadros Complementares.
2. A contabilidade tem íntimo relacionamento do com os aspectos jurídicos os quais, muitas vezes não conseguem retratar a essência econômica. Visando bem informar, a contabilidade deve seguir a essência ao invés da forma.
A não utilização da informação contábil ou utilização restrita pode ser resultado de deficiências na estrutura do modelo informativo, limitações do próprio usuário, baixa credibilidade por parte dos usuários e linguagem inadequada nas demonstrações contábeis.
A contabilidade é uma